“Por que meu filho assiste todos os dias ao mesmo desenho?” “Minha filha quer usar sempre a mesma fantasia!” “Meu filho não quer saber de ouvir outra história antes de dormir…” Você já deve ter notado que algumas crianças apresentam comportamentos repetitivos em relação ao que gostam. Porém, alguns pais têm dúvidas sobre esse hábito ser saudável ou não. Por isso, é importante se aprofundar sobre qual é o papel da repetição no desenvolvimento infantil.
Ela é saudável. Porém, dentro de alguns limites. É preciso se atentar caso a repetição seja muito acentuada, embora na maioria das vezes ela não represente problema.
Desenvolvimento Infantil: a repetição é importante
Quando falamos de repetição, estamos observando dois aspectos: cognitivo e emocional.
Em relação ao aspecto intelectual, a repetição é importante porque ajuda a melhorar o aprendizado.
Já em relação ao aspecto emocional, é preciso entender que a repetição traz às crianças uma certa segurança, conforto e autonomia.
A atividade repetida consolida aquilo que foi aprendido pela criança. Quando assimilam um conhecimento mais completo, repetir se torna uma solução para a compreensão dos sentimentos. Esse é um dos motivos pelos quais as brincadeiras seguem a lógica repetitiva.
Afinal, qual o papel da repetição no desenvolvimento?
A ideia de repetição é saudável. Na escola, por exemplo, os processos precisam ser repetidos para que a criança assimile. Essa é uma necessidade que nós temos para reforçar em nossa mente algumas ideias e imagens.
Dentro ou fora da sala de aula, esse é um processo que permite o aprendizado e a memorização.
Cuidado com a repetição – quando se atentar?
A atenção precisa estar em situações em que a criança não apresenta desenvolvimento sobre um tema. Assim, ela pode estar apenas replicando aquilo que viu.
Crianças acima de 6 anos que apresentam comportamento repetitivo demandam cuidados maiores. É normal que alguns mantenham comportamentos mais infantilizados após um período esperado, mas em casos muito acima do naturalizado, é importante que a família recorra a especialistas.
Agora que você já sabe o papel da repetição no desenvolvimento infantil, desenvolva atividades de rotina, brincadeiras educativas e mergulhe num mar de criatividade! 😊