Os cinco campos essenciais de experiência na Educação Infantil

Os campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), têm como propósito trabalhar no desenvolvimento da criança. Estabelecem ainda campos de experiência que precisam ser trabalhados nas instituições de ensino, favorecendo o crescimento infantil.

Ao todo, são cinco campos de experiência para a Educação Infantil. Cada um deles possui objetivos específicos de acordo com cada grupo etário.

Confira cada um dos campos de experiência da BNCC:

Eu, o outro e o nós

Trabalha a construção de identidade. O foco é o desenvolvimento pessoal e social da criança, analisando a forma como ela se relaciona consigo e com os outros.

É um período essencial para a personalidade, contribuindo com o início da fase do autoconhecimento e capacidade de respeito.

Nessa fase, a escola precisa ajudar a criança a ter uma imagem positiva de si, principalmente tendo autoconfiança para vencer dificuldades e obstáculos.

Corpo, gestos, movimentos

Neste campo falamos da estimulação. Aqui as crianças começam a se relacionar com o próprio corpo através da coordenação motora, por meio de atividades com músicas, dança, teatro etc.

Trabalhos como esses são realizados para o aluno conhecer o corpo e criar noção de posicionamento (para trás, para frente, dentro, fora, lado).

É essencial que a criança visualize limites para poder aplicar o autocuidado.

Traços, sons, cores e formas

Destacam-se as experiências com movimentos artísticos, culturais e científicos, também incluindo contato próximo com linguagem visual e música.

Aqui enfatizam-se a escuta, o senso crítico e o campo visual, trabalhando com instrumentos, desenhos, fotografias e pinturas.

Escuta, fala, pensamento e imaginação

A comunicação oral é indispensável para uma boa convivência! As crianças são estimuladas a falar sobre histórias contadas em sala, expor suas ideias, participar de cantigas e jogos com dinâmica para oralidade.

A leitura de livros traz o contato entre aluno e personagens, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação. Desta forma, a criança conseguirá trabalhar a criatividade, tecer suas próprias histórias, pensar em emoções e elaborar cenários.

O raciocínio é estimulado!

Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações

Neste campo são exploradas ideias de

  • Espaço — perto, longe;
  • Movimento corporal — para frente, para trás;
  • Percepção de tempo — dia, noite, estação do ano;
  • Cronologia — hoje, amanhã, ontem.

Aqui, as crianças têm a possibilidade de trabalhar a organização pessoal e a compreensão de rotina, tomando nota dos detalhes por conta própria.

E dá para fazer tudo isso de forma divertida, sem tirar a essência da infância? A resposta é sim!

É essencial nunca esquecer que a melhor forma para uma criança aprender é tendo experiências felizes, com brincadeiras e estímulos criativos.