Quando as crianças estão fora da escola, é preciso bolar algumas atividades que ajudam a estimular o desenvolvimento com a família. Os brinquedos sensoriais são aqueles que estimulam os sentidos da criança, desenvolvendo a criatividade, a curiosidade e a coordenação motora. As brincadeiras sensoriais são excelentes para que a criança exercite a percepção pelos diferentes sentidos do corpo, que possam experimentar o mundo e se abrir para descobertas!
Como é por meio dos sentidos que vivenciamos o mundo, eles são ferramentas muito importantes que precisam ser estimuladas para poderem explorar todo o seu potencial e, conforme o momento do desenvolvimento da criança, ajudem na aquisição de diversas outras competências.
Com essas práticas, a criança começa a conhecer melhor o mundo ao seu redor, entendendo como funcionam as relações sociais, os comportamentos das pessoas e também sua própria capacidade. A seguir, vamos falar de alguns jogos e brincadeiras para seu filho se divertir com toda a família.
Jogo dos pares no arroz
Você vai precisar de uma bacia, arroz e alguns objetos para a criança buscar no arroz. Forre o chão com uma toalha, fica mais fácil recolher a bagunça depois. A dica é criar o seu próprio jogo de encontrar os dois iguais usando objetos da casa. Duas colheres, dois blocos de montar, duas bolinhas… qualquer par serve!
Caso queira deixar a brincadeira mais colorida, vai aqui uma dica de como você poderá colorir as texturas: com corante alimentício! Dessa forma, coloque a quantidade de arroz ou o que você desejar usar em uma sacola e adicione álcool + corante na cor escolhida. Sacode bem até a cor pegar em todos os locais. Espere até o dia seguinte e tire da sacola, espere secar e está pronto!
Caminho exploratório
Utilizando caixas de ovos, plástico bolha ou qualquer material com textura que não machuque ou espete, você poderá criar um super caminho exploratório. E é bem divertido, pois quando as crianças andarem em cima, podem ir amassando causando uma sensação nova para elas.
Crie um caminho com o material em sua casa, e você também poderá adicionar outros elementos na brincadeira para aproveitar o tema. Crie um cenário com animais ou objetos e entregue uma cestinha para que seu filho os resgate no trajeto.
Interagir com a natureza
Uma forma bem mais simples de brincar, que não requer nenhum tipo de material, é simplesmente garantir que os bebês tenham contato com a natureza. Mãos nas pedrinhas, mãos nas folhas, sentir o vento, ouvir os pássaros. Tudo isso é aprendizagem.
A natureza é uma fonte de explorações sensoriais gigantes, e é possível usá-la de diversas maneiras para se divertir. Se você mora perto de uma praça ou jardim, que tal propor uma caça às folhas? Com brincadeiras sensoriais voltadas para esse ambiente, as crianças podem perceber a variedade de tamanhos, cores e aromas que existem. Comparar flores e tamanhos de árvores também é uma prática de habilidades cognitivas e de percepção especial.
As crianças estão abertas para o mundo — e o mundo está aberto para elas, recheado de possibilidades! Todas as atividades sensoriais para fazer em casa que selecionamos podem ser trabalhadas juntamente com as crianças, ou seja, os pais interagindo com seus filhos.
Separar um período para realizar essas e outras brincadeiras é uma excelente forma de se conectar com os filhos, ajudando eles a desenvolverem diversas capacidades e a crescerem da melhor maneira possível.
Lembrando sempre sobre possíveis questões sensoriais que seu filho pode apresentar, ou seja, nunca force ele a encostar ou interagir com alguma textura. Respeite os interesses e limitações dele nesse aspecto. Brincadeiras simples e práticas, mas que ajudam a ocupar o tempo das crianças e a gerar uma conexão entre os pais e os filhos, além de estimular os sentidos dos pequenos.