As experiências vivenciadas dos 0 aos 6 anos de idade são extremamente fundamentais na formação humana. O que se aprende nessa fase deixa marcas para a vida, e é na escola que as crianças passam a maior parte do dia. Isso torna ainda mais importante que os profissionais estejam preparados, e que os pais se envolvam no processo educacional.
O ciclo nos mostra que, normalmente, aos três anos as crianças começam a demonstrar vontade de autonomia; aos quatro anos, socialização espontânea; aos cinco quer assumir responsabilidades, como organizar algum espaço; aos seis, mostra vontade de cuidar das crianças menores e contar histórias.
Não é regra, mas são instintos desenvolvidos ao longo da infância que trazem isso à tona.
É esperado da Educação Infantil, através de brincadeiras e situações do dia a dia, que estimule o desenvolvimento geral do aluno:
- No aspecto físico;
- No aspecto motor;
- No aspecto cognitivo;
- No aspecto emocional;
- No aspecto social.
Esse é o momento em que os pequenos começam a criar laços fora do ambiente familiar, o que envolve lidar com diferenças. Essa base é fundamental para as demais etapas da educação formal. O aproveitamento dessa fase permite que as crianças cresçam com mais autonomia e conquistem sucesso em suas vidas pessoais e profissionais.